CASE VESTIBULAR 2011
> Cliente: Suprema - FCMS/JF
> Período de Veiculação: outubro/novembro 2011
> Título: Vestibular 2011
> Conteúdo: Inscrições para cursos de graduação – Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina e Odontologia.
PROBLEMA APRESENTADO/BRIEFING:
Captar maior número de inscrições de alunos pré-vestibulandos e demonstrar que a melhor oportunidade para o futuro está nos cursos da área da Saúde.
A Suprema, como faculdade voltada exclusivamente para cursos de graduação e pós-graduação da área da saúde, investe permanentemente em propaganda e marketing para informar e formar opinião junto ao público de interesse.. Considerando a baixa demanda de alunos para preencher a quantidade de vagas disponíveis no mercado como um todo, a Suprema vem trabalhando para mostrar aos futuros profissionais que existe na Saúde um mercado promissor, com grande demanda de postos de trabalho e rendimentos mensais acima da média. Desta forma, pretende-se ampliar o interesse dos estudantes pelos cursos de graduação que disponibiliza.
ESTRATÉGIA:
Para o Vestibular 2011, a recente pesquisa de mercado encomendada pela Faculdade e coordenada pela agência norteou as ações do marketing. Esta segunda sondagem do mercado mostrou resultados semelhantes à pesquisa anterior, indicando que o trabalho executado deveria ser mantido e acrescido de acordo com alguns novos aspectos. Assim, a comunicação sobre o vestibular manteve-se essencialmente dirigida, falando diretamente ao público de interesse, ou seja, alunos pré-vestibulandos, na faixa de 17 a 19 anos, com interesse em cursos do setor da saúde.
Em relação ao uso de veículos de massa, a pesquisa indicou – e a agência referendou – a veiculação em emissoras da Rede Globo, além de exibições outdoor e ainda, fortemente, a internet. Rádio, que anteriormente fora pouco citado pelos entrevistadose voltou a apresentar índices baixos, teve reduzido o número de veiculações, assim como de veículos.
Abordagens através da redes sociais – Orkut, Facebook, Twitter, LinkedIn etc – foram também priorizadas, mantendo-se um contato mais permanente com o público-alvo. Trabalhou-se também com buscadores - principalmente Google (onde os entrevistados buscam mais informações sobre os diversos vestibulares, tanto das escolas públicas como das particulares). Como forma de abordagem corpo-a-corpo, todos oscursinhos foram panfletados e 500 deles, nas cidades da região, receberam kits com material de campanha.
RESULTADOS:
O maior vestibular da Suprema desde o início das atividades, em 2004, até o ano de 2011.
Assim pode ser resumido o trabalho, com envolvimentode todos os setores: acadêmico, comunicação interna, fornecedores externos, entre eles a Support Comunicação. O número de inscrições aumentou em 70% em relação ao processo seletivo anterior, representando quase 1.100 inscritos distribuídos entres os cinco cursos de graduação da Suprema.
O sucesso dos números está diretamente ligado aos atributos que a Suprema oferece e que foram listados pelos próprios estudantes entrevistados:
> possui os laboratórios mais modernos, entre eles o de Simulação Realística, um dos poucos no Brasil;
> oferece Hospital de Ensino exclusivo para as atividades práticas de todos os cursos, o Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus;
> prioriza a contratação de professores mestres e doutores;
> aceita financiamento estudantil através do FIES e ProUni.
Todos esses aspectos, por sua vez, acabaram referendados pelo Ministério da Educação que, na mesma época do vestibular, reconheceu os cursos de Farmácia, Odontologia e Medicina com as melhores notas. Anteriormente, Enfermagem e Fisioterapia já haviam sido pontuados com nota máxima. Desta forma, a avaliação do MEC elevou a Faculdade entre as melhorese mais respeitadas escolas para o ensino de ciências médicas do país.
PEÇAS:
> Animação TV circuito fechado
> Anúncio para jornal e revista
> Banners impressos
> Banners web
> Outdoor
> Busdoor
> Cartaz
> Filmes TV
> Flyer / Folheto
> Mobiliário (pista de boliche)
> Spot rádio
> Testeira para veículos
FICHA TÉCNICA:
> Cliente: SUprema
> Atendimento: Marck Touzein
> Direção Geral: Support Comunicação
> RTVC: Patrícia Assumpção
> Arte: Gustavo Esteves
> Mídia: Ana Cláudia Ferrão
> Produtora de vídeo: Frame
> Produção fotográfica: Kempton Viana
> Veiculação: 06 a 19/11/2011