Unimed Juiz de Fora promove simpósio com entrada franca para reforçar mobilização nacional contra o
Na próxima terça-feira, 25/9, a Unimed Juiz de Fora promove um momento especial de reflexão sobre o “Setembro Amarelo”, mês de conscientização sobre o suicídio. Com a participação especial da psiquiatra Elimar Jacob, o simpósio “A Prevenção do Suicídio – Sua Vida Vale Ouro” abordará, em outras questões, os fatores de risco, as condições e os comportamentos que impedem a identificação precoce do suicídio, atualmente uma das dez primeiras causas de morte nos países ocidentais. O evento será na Sociedade de Medicina (Rua Braz Bernardino, 59, Centro), 19h30 e as inscrições - que são gratuitas - devem ser feitas pelo e-mail ceduc@unimedjf.coop.br.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o suicídio revelam uma situação bastante preocupante. O total de óbitos autoprovocados chega a 800 mil por ano, um número significativamente maior que as 470 mil mortes por homicídios. “O suicídio é um problema crescente na nossa sociedade que exige abordagem multidisciplinar, mas o primeiro e grande passo é vencer o preconceito contra as doenças mentais. Ainda há muita resistência em reconhecer que elas existem e acometem pessoas em todas as idades. Ações como essa, que ampliam as informações sobre o assunto, são fundamentais para a prevenção do suicídio”, alerta Elimar Jacob.
Mais informações sobre como participar do simpósio “A Prevenção do Suicídio – Sua Vida Vale Ouro” podem ser obtidas pelo (32) 3249-5547, em horário comercial.