Mesa Redonda conscientiza sobre depressão na infância e adolescência
A Unimed Juiz de Fora convida os profissionais de saúde, os educadores e o público em geral para a Mesa Redonda sobre depressão na infância e na adolescência, que acontece na Sociedade de Medicina (Rua Braz Bernardino, 59, Centro) na próxima terça-feira, 26, às 19h.
Os especialistas convidados são o pediatra Antonio Aguiar, a psiquiatra infantil Marcia Helena Fávero, a psicanalista Lúcia Britto e a educadora Dea Lucia Pernambuco. A psiquiatra Elimar Jacob Salzer Rodrigues, que será a mediadora do debate, afirma que é de extrema importância falar sobre o transtorno depressivo. “A falta de informação faz com que esse problema não seja identificado, ocasionando o agravamento dessa angústia”, explica.
A depressão afeta cerca de 3% das crianças e 8% dos adolescentes. Nessa idade, o principal sintoma é o humor irritável, em vez do temperamento apático e abatido visto nos adultos portadores da doença. Dessa forma, principalmente nos adolescentes, é comum que a família acredite se tratar de uma fase passageira e típica da idade. Outros sinais do distúrbio são agitação, desatenção, impulsividade, insônia, pesadelos, sonolência, baixa autoestima, dificuldades na escola, crises de choro, pensamentos suicidas, perda de interesse em atividades antes consideradas prazerosas, abuso de álcool e outras drogas e acidentes repetitivos, como queimaduras, fraturas e mutilações.
Ainda segundo a especialista, o acompanhamento da doença é realizado de maneira multidisciplinar, envolvendo família, escola, médicos, psicólogos e pedagogos. “O diagnóstico e o tratamento precoces evitam disfunções permanentes no desenvolvimento cognitivo, social e psicológico da criança e do adolescente, e evita que eles recorram a medidas drásticas para se livrar desse sofrimento, como o suicídio”, conclui a psiquiatra.
Para assistir à Mesa Redonda, é necessário se inscrever pelo telefone e Whatsapp (32) 98403-7613. A entrada é franca e as vagas são limitadas.