Profissão Repórter revela a felicidade de pacientes surdos que ganharam um implante coclear
A felicidade da família e do menino Juan, de um ano e 11 meses, personagem do programa Profissão Repórter, é uma realidade constante em Juiz de Fora. O garoto, de Itajaí/SC, que nasceu com surdez nos dois ouvidos, faz parte da estatística dos dez milhões de deficientes auditivos no Brasil. Através do Sistema Único de Saúde, ele passou por cirurgias para o implante coclear e, pela primeira vez, conseguiu ouvir. Uma emoção indescritível que só pode ser mensurada assistindo às cenas do programa exibido ontem, na TV Globo.
Acesse o link: http://g1.globo.com/profissao-reporter/noticia/2017/08/deficientes-visuais-e-auditivos-mostram-dificuldades-e-superacao.html
Em Juiz de Fora, essa emoção já pode ser vivida e compartilhada através do mesmo procedimento, o implante coclear. O médico especialista Evandro Ribeiro de Oliveira já contabiliza mais de 200 cirurgias, devolvendo aos pacientes a oportunidade de ouvir e de melhor se relacionar. A técnica já é aplicada há sete anos, beneficiando pacientes do SUS, sempre com altos índices de sucesso.
“O implante coclear é recomendado para pessoas com perda auditiva severa a profunda nos dois ouvidos e que não se beneficiam mais dos aparelhos auditivos”, esclarece o especialista, lembrando que o Hospital Evandro Ribeiro é o único na região da Zona da Mata, Sul e Sudeste credenciado pelo SUS para a cirurgia. No caso do menino Juan, do programa Profissão Repórter, o tratamento custaria cerca de R$ 200 mil, caso a família tivesse de pagar.
O recomendável é que o paciente seja submetido ao procedimento até os três anos de idade para os melhores resultados. O programa da TV Globo apresentou outra personagem, a garota Emily, de 14 anos, filha de pais surdos, que passou por implante coclear ainda bebê, com um ano de idade. Hoje, ela ouve perfeitamente e se expressa de forma normal, totalmente socializada.
Sugestões de personagens em Juiz de Fora que fizeram o implante coclear: José de Assis Oliveira, 67 anos – 98412-9789 / 3222-8197 Eloane Almeida Severino, 46 anos – 99887-1953 Antônio Carlos de Assis, 48 anos – 99995-9902
Sugestões de especialista em Juiz de Fora para entrevista: Dr. Evandro Ribeiro de Oliveira – 3216-2957